quinta-feira, 17 de março de 2011

Coroner - Mental Vortex (1991)

Falar do Coroner é falar de uma banda única e completamente injustiçada. O trio de suiços, que ja foram até roadies do lendário Celtic Frost, fazia um thrash metal completamente diferente de tudo que já fora feito até então.

Donos de uma complexidade absurda, eles já tinham lançado 3 álbuns até chegar nesse que estou postando, Mental Vortex. Mas foi no anterior a esse, No More Color, que o Coroner começou a mostrar arranjos mais complexos e completamente impensáveis para uma banda de thrash. metal.

Já o álbum posterior a esse, Grin, foi calçado praticamente no lado experimental da banda, deixando de lado a velocidade característica da banda. Isso não foi tão bem visto como poderia (e deveria, pois é um álbum fantástico), e acabou sendo um fracasso em vendas. Com isso, o Coroner se separou (bem, na verdade ainda voltariam por questões de contrato, para lançar uma compilação 1 ano depois, para enfim, se separarem de vez).

Falando denovo sobre Mental Vortex, a maneira com que o álbum foi feito impressiona. Desde a produção, até a composição das músicas, tudo é incrível. Consegue ser pesado como uma banda de thrash metal, mas não se prende aos limites do estilo, buscando influências bem longe, como jazz e blues, além dos arranjos não se prenderem ao básico (leia-se: escalas pentatônicas e compassos 4/4).

E, como cereja do bolo, um cover de Beatles, e eu acho um dos melhores covers de Beatles que eu já ouvi, conseguindo impor o estilo da banda dentro da música. Excelente.

Você que acha que thrash metal é tudo igual, aqui está uma ótima chance para você quebrar a cara. Baixem essa obra de arte!

Tracklist:

1. "Divine Step (Conspectu Mortis)" – 7:04
2. "Son of Lilith" – 6:53
3. "Semtex Revolution" – 5:30
4. "Sirens" – 4:56
5. "Metamorphosis" – 5:32
6. "Pale Sister" – 4:55
7. "About Life" – 5:18
8. "I Want You (She's so Heavy) (Beatles cover)

0 comentários: