domingo, 13 de março de 2011

Rush - Caress of Steel (1975)


Que o Rush é uma banda ultra-conceituada, acho que todo mundo concorda. Mas mesmo o Rush tem álbuns que não são bem vistos. É o caso do Caress of Steel, que é, na minha opinião, o álbum mais subestimado do Rush, ao mesmo tempo que é um dos melhores de toda a discografia da banda.

O Caress of Steel deu o extremo azar de ficar entre os 2 álbuns mais importantes do Rush, em termos de popularidade: Fly by Night (1975) e 2112 (1976).

Com o Fly by Night, o rush superou o estigma do debut (de ser apenas uma cópia canadense do Led Zeppelin, por exemplo), mostrou alguma característica própria e começou a orientação para o progressive rock. Esse álbum vendeu que nem água e deu uma boa popularidade para o power trio.

Caress of Steel foi lançado no mesmo ano, e é completamente oposto ao Fly by Night: aqui a veia prog do Rush aflora de verdade, com composições longas e cheias de mudanças de tempo e influências diversas. Dentre as 5 faixas do álbum, duas passam de 10 minutos e uma beira quase aos 20. Infelizmente, foi um fracasso comercial, o que deixou a gravadora bem irritada e exigindo uma espécie de Fly by Night II, com músicas mais fáceis de digerir e que pudessem tocar nos rádios.

Em vez disso, o Rush, confiante naquilo que fizeram no Caress of Steel, resolvem dar um passo além: fazem 2112, cuja faixa-título é um épico de 20 minutos sobre uma sociedade futurista oprimida e totalmente controlada, que consegue a libertação através da... música. Uma bela resposta para a produtora. Não preciso dizer que 2112 foi um sucesso absurdo e elevou o Rush ao status de superbanda que eles atualmente ainda têm. E a gravadora teve que engolir a seco isso, dando carta branca para os três fazerem o que bem entenderem, musicalmente falando. Isso eu chamo de epic win.

Então, o Caress of Steel ficou no meio de duas preciosidades, e acabou completamente ofuscado, e hoje é considerado peça B do Rush, infelizmente. Mas a verdade é que esse álbum é espetacular. Principalmente nos seus dois épicos: The Necromancer e The Fountain Of Lamneth.

Enfim, o meu álbum preferido do Rush para vocês. Espero que curtam. :)

Tracklist:

1. Bastile Day
2. I think I'll Going Bald
3. Lakeside Park
4. The Necromancer
5. The Fountain Of Lamneth

0 comentários: