domingo, 6 de março de 2011

Stevie Ray Vaughan and Double Trouble - Texas Flood (1983)

Vou atacar com blues agora, hahahahaha

Texas Flood é o debut do mais que fantástico guitarrista texano Stevie Ray Vaughan (RIP :/) e os seus Double Trouble. Gravado e lançado numa época em que o blues não estava em voga, foi um sucesso que surpreendeu principalmente o próprio SRV. Já tocava em bares e circuitos underground a algum tempo, antes de arriscar um album; nunca esperaria um retorno, no nível de ser o álbum de blues mais famoso desde então.

Na verdade, o SRV foi descoberto pelo caça-talentos John Hammond, que vendo um de seus shows, sentiu que poderia surgir algo realmente bom daquele jovem tímido de 20 e tantos anos, e ajudou ele a gravar um contrato com a gravadora Epic.

Texas Flood não é um álbum de blues normal. Quer dizer, não é um album de blues puro. É um blues orientado ao rock mesmo, como tantos outros bluesman (como Johnny Winter - vai ser postado também :D), mas aqui tem alguns toques especiais. Primeiro: a maneira selvagem com que o SRV toca. Eu nunca ouvi um guitarrista com tanto feeling na minha vida. E selvagem, pq ele simplesmente não tinha dó da guitarra, dando palhetadas com toda sorte de violencia e selvageria (o que fazia ele usar encordamento mais grosso do que o normal, para suportar as palhetadas violentas), fazendo gato e sapato da guitarra. Atitude rocker? De certa forma. Mas sensacional.

Outro ponto não menos importante: dentre as tantas influências que o SRV teve, uma tem destaque. Ele nunca escondeu que era fã incondicional de Hendrix. A sua maneira de tocar, a maneira de soar as notas, tudo, era baseado no que Hendrix fez. O que não significa que o SRV queria ser uma cópia ou um Hendrix do blues. Muito pelo contrário: ele conseguiu ser único.

Dizem que SRV foi o bluesman definitivo. Dizem que não. Mas na real, isso importa? Ele era fantástico. Espero que aproveitem esse álbum tanto quanto eu. :)

Tracklist:

01. Love Struck Baby
02. Pride and Joy
03. Texas Flood
04. Tell Me
05. Testify
06. Rude Mood
07. Mary Had A Little Lamb
08. Dirty Pool
09. I’m Cryin’
10. Lenny

Bonus tracks:
11. SRV Speaks
12. Tin Pan Alley
13. Testify (live)
14. Mary Had A Little Lamb (live)
15. Wham (live)

0 comentários: