sábado, 5 de março de 2011

Death - Human (1991)


Primeiro post do blog. Vamos começar com classe. Human, quarto álbum do Death, um dos maiores expoentes do death metal.

O Death, liderada pelo guitarrista Chuck Schuldiner (RIP :\) foi uma das bandas pioneiras desse estilo em ebulição, chamado Death Metal. Junto com o Possessed e seu debut Seven Churches, o Death ajudou a criar um estilo que seria copiado (e ainda é copiado até hoje). Tanto o debut do Death (Scream Bloody Gore) quanto o do Possessed deram a cara que o death metal teria.

Até o álbum anterior a esse (Spiritual Healing, de 1990) o Death era uma banda em clara ascensão, tanto liricamente quanto tecnicamente. Mas faltava o pulo do gato.

Talvez por coincidência, esse álbum contou com Paul Masvidal e Sean Reinert (ambos pilares da banda Cynic, outra banda absurdamente foda de death metal, merece um post só para ela, em breve). Eu digo isso pelo fato da complexidade e do experimentalismo contido nesse álbum. E diria que é a minha formação favorita do Death.

Na questão das letras, o Death abandonou quase que completamente os temas 'gore' (já vinha abandonando desde o álbum anterior), agora abordando questões mais introspectival. Isso gerou letras fabulosas, como Secret Face ou Together as One.

A questão técnica é bem nítida. Chuck Schuldiner deu um salto gigante em sua técnica, combinando death metal com outras influências externas (aqui talvez entre os já citados Paul Masvidal e Sean Reinert, afinal, tão inovador quanto esse álbum seria o debut do Cynic, Focus, de 1993). Esse álbum era o limite técnico do death metal até então. Nada se comparava a ele em termos de técnica, e até hoje ainda é referência. É o álbum mais vendido da banda, junto com o Symbolic, outra tijolada.

Aproveitem esse álbum do começo ao fim. :)

Tracklist:

1. "Flattening of Emotions" – 4:28
2. "Suicide Machine" – 4:19
3. "Together as One" – 4:06
4. "Secret Face" – 4:36
5. "Lack of Comprehension" – 3:39
6. "See Through Dreams" – 4:26
7. "Cosmic Sea (Instrumental)" – 4:23
8. "Vacant Planets" – 3:48


0 comentários: